No dia 2/7 a cidade de São Paulo e cercanias ficou absolutamente sem tráfego de internet, para os clientes da Telefônica pelo menos.
Agora estava na internet acompanhando a "caça ao culpado" e lí que desconfiam até de sabotagem por conta de 700 funcionários que foram demitidos da Telefônica, vítimas da terceirização.
Mas o que mais me chamou atenção foi a possibilidade de problema em um roteador de borda do backbone, especificamente em Sorocaba. Estão desconfiados que o MPLS tenha dado problemas e como a contigência NUNCA está preparada para 100% de perda, a vaca foi pro brejo...rs.
Roteadores de grande porte não são encontrados na Santa Ifigênia... Existem poucos fabricantes no mundo.
Capazes de fornecer para uma empresa como a Telefônica um equipamento de tamanha importância (vide o estrago causado por uma falha sua...) são menos ainda.
Minha experiência em telecom, trabalhando dentro de várias operadores me leva a arriscar em duas possibilidades: Cisco e Huawei
Ok, ok... Eu penso a mesma coisa que vocês.... E como a Cisco não é boba (nem está disposta a abraçar a multa de R$ 50 milhões pelo estrago) já emetiu uma nota dizendo que O EQUIPAMENTO EM QUESTÃO NÃO É SEU.
Posso estar enganado, mas o barato (roteador " não-Cisco") mais uma vez pode ter saido caro.
Abraço,
Tomi
Nenhum comentário:
Postar um comentário