sexta-feira, 7 de março de 2008

O presente é...

Sabes que um dia desses eu ouví alguém dizer que na verdadea única coisa que realmente existe é o presente. O passado é a lembrança de um momento "presente" que se passou e o futuro é o plano que fazemos para algum "presente", em determinado tempo.

Isso nunca tinha me ocorrido de forma tão clara e lúcida. É verdade! É mais verdade ainda para mim que gosto de história e ainda mais de contar histórias. Será que vivo mais o passado do que o presente? Ou na verdade tudo que faço é um plano para que no futuro tenha mais histórias para contar?

É, eu acho que gosto do passado. Na verdade eu gosto dele pois me dá algo concreto, algo que realmente aconteceu. O futuro é sempre duvidoso. Não sei se chegarei em casa hoje. Aliás, nunca sei... Sendo assim é até compreensível minha "afinidade" com ele, "O Passado". Quando me sinto triste me alio a ele para lembrar de momentos e coisas boas que me aconteceram. Quando estou deprê tento ser diplomático com o futuro, mas nem sempre ele faz o mesmo. Me promete muitas coisas mas nem sempre cumpre. O passado é melhor...

Quem vive de passado é feliz, na maior parte das vezes. É o título do seu time, o casamento, o colégio, as namoradas e namorados, etc. Já quem vive projetando suas esperanças no futuro pode ficar desapontado quando as coisas não acontecem. O carro novo, a melhoria no salário, o título do time novamente...

A verdade é que faço meu presente o melhor possível para que o passado seja igualmente bom. O futuro, como diz o ditado, "só a Deus pertence".

--  Abraço,   Tomi Pasin Rocha  

Nenhum comentário: