terça-feira, 18 de março de 2008

Será que existirão jornais ????

Eu comecei do início: não lia jornais. Mas com o passar do tempo e a necessidade de me informar, comecei a ler o Correio do Povo. Era um jornal legal, com notícias curtinhas e bem escritas. Era gostoso de ler...
A situação foi mudando Fui crescendo e sentindo necessidade de textos e análises mais complexas. O resultado foi minha "migração" para a Zero Hora. Esta é uma publicação que me encanta até hoje. Bem editorada, matérias interessantes e completas, fotos coloridas (coisa que o CP só veio a ter anos depois), classificados enormes, cadernos específicos, como TV, Moda, Casa, etc...

Os anos se passaram e quando minha situação (financeira ou de vida, pois não vou ficar pagando jornal se estou viajando) permitia eu assinava estes dois jornais. Era uma vida de completa informação, levando-se em conta que eu lia os dois jornais e passava a noite toda com o rádio ligado na Rádio Gaúcha AM! Nesta época quem apresentava o Gaúcha na Madrugada era o Jaime Kopstein. Era muito bom...

Mais tempo foi passando e o advento da banda larga chegou de forma mais acessível e eu logo contratei um Turbo, da Brasil Telecom. Pela manhã levantava já sabendo das notícias da madrugada, no rádio e ia direto para o computador ler as internacionais, como as da Reuters, por exemplo. Daí criei um hábito que se tornou um vício. Saber das noticias se tornou minha atividade principal nos primeiros horárias da manhã. Recaptulando: Dormia ouvindo rádio, acordava e lia na internet, assistia o Bom Dia Rio Grande e depois o Bom Dia Brasil e por fim lia os jornais. Pode ficar pior que isso??? SIM !!!!!
De um tempo para cá instalei no meu laptop agregadores de RSS. Vou tentar explicar. É um software que monitora alterações nos sites que eu configurar, portanto quando era publicada uma noticia nova a minha tela piscava e em tempo real eu leio a manchete. Se interessar dou um clique e leio a íntegra da noticia. EM TEMPO REAL!!!! Este sempre foi meu sonho! Posso saber das coisas assim que elas acontecem. Sensacional! Chega de ter de aguardar até o dia seguinte para ler no jornal ou na pior das hipóteses, até o horário de algum telejornal. Tenho meu próprio "plantão da rede Globo". Só falta a musiquinha...rs.

Estou escrevendo essa baita historia pra dizer que o passado está realmente passando. Cancelei a assinatura do CP, até porquê depois que foi comprado pela Record estava cada vez pior e finalmente na semana passada rompí meu último laço com o "velho" e cancelei a Zero Hora. Agora estou totalmente voltado para a mídia digital. Paulo Sant'anna só na tela do computador de hoje em diante.

Essa postura vai confirmar uma tendência que tem se manifestado nos últimos tempos. As pessoas estão se voltando para o digital e menos para o convencional. Se bem que hoje digital é convencional. Mas hoje se ouve Mp3 e não rádio FM. Agenda não existe mais. PDAs tomaram conta dos nossos contatos e compromissos. A popularização de laptops e hotspots públicos, em parques e locais de fácil acesso, fazem com que cenas antes encaradas como exibicionismo se tornem normais. Afinal de contas, quem nunca acessou seu email do aeroporto ? Eu acesso em todo lugar que posso. Quando tinha um smartphone não tinha folga nem durante as refeições. Vídeo é outra coisa interessante. Hoje um amigo me recomendou um documentário. No Youtube. Conecto meu PC na televisão e assisto com qualidade de DivX normalmente. Aliás, DVD lá em casa só tem lugar por ler arquivos em DivX, caso contrário estaria fazendo companhia ao Video Cassete. Almocei hoje com um representante da NEC (Nippon Eletric Company) que vendeu rádios para a VIVO, os quais estamos encarregados de implantar,  e ele comentou que a BrT já adquiriu equipamentos WI-MAX. Em breve a internet móvel será rápida, abrangente e acessível a todos.

Esse tipo de tendência me leva a acreditar que jornais existirão sempre, mas só para casos onde a internet não funcionar...


Mas mesmo assim temos a navegação offline...


MEU DEUS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
--  Abraço,   Tomi Pasin Rocha   

Nenhum comentário: